Viajar é algo muito bom e que pode oferecer inúmeros benefícios para o corpo e a mente. Mas, fazer viagens longas com crianças pode ser um tremendo desafio. Para que o passeio não se transforme em dor de cabeça o ideal é que haja algum método de entretenimento a bordo para crianças.

Mas, o que fazer para tornar o caminho menos desgastante para os pequenos e até consideravelmente mais interessante? Veja uma lista com dicas para fazer com que todo mundo aproveite a viagem do primeiro ao último momento!

Aposte em entretenimento a bordo para crianças para tornar a viagem menos estressante.

Reprodução

Entretenimento a bordo para crianças em viagens longas

1 – Segurança

Primeiro passo é fazer com que a garotada esteja bem confortável e segura ao sair do ponto inicial para a sua jornada. Sendo assim, os pequeninos devem estar nos modelos de assentos adequados para cada faixa etária. As cadeiras ao estilo bebê-conforto são indicadas para bebês com até 13 quilos ou 1 ano completo.

A cadeira de segurança vale para os pequenos com variação de peso entre os 9 a 18 quilos e até os quatro anos. Já a cadeira elevatória serve para acomodar a meninada de 15 a 36 quilos e até os 10 anos. Ao passar dos 36 quilos com até 1,45 m de altura e atingir os 10 aninhos, a garotada fica mais livre. Isso porque os meninos e meninas já podem utilizar somente o cinto de segurança com três pontos no veículo.

2 – Alimentação e hidratação

Contudo, nas viagens longas, é indispensável que as crianças tomem água e se alimentem corretamente. E não adianta nada permitir que os pequenos façam apenas lanches com alimentos gordurosos e frituras a cada parada na estrada.
O ideal é dispensar os refrigerantes, doces e salgadinhos durante o percurso. A criança precisa tomar água para se manter hidratada, especialmente, em um dia muito quente e com sol forte.

Entretanto, mesmo com ar-condicionado ligado, é possível que a criança sinta bastante sede e deve beber água, água de coco e sucos naturais. Caso a meninada vá para uma excursão, o ideal é colocar frutas, bolachas integrais e lanches saudáveis na mochila. E, normalmente, as viagens longas do colégio oportunizam acesso a água fresca e ilimitada.

3 – Temperatura e a luz interna

Como citado anteriormente, é preciso ter um cuidado todo especial com a temperatura do ambiente e a luz interna. É vital não deixar todo o veículo quente ou frio demais. De acordo com reportagem da Revista Exame, é indicado manter o climatizador entre 22ºC a até 25ºC.

Para crianças de colo, é indispensável ter um cobertorzinho ou uma mantinha a tiracolo para cobrir quando pegar no sono. Nos dias com temperaturas altas, a dica é adicionar para sol ou uma cortina de vidro para minimizar a exposição solar. E, nos ônibus, as cortinas devem ser bem maleáveis para que a meninada possa mexer à vontade para ficar mais confortável.

4 – Fatos interessantes sobre o percurso e/ou destino

Sabe aquelas perguntas tradicionais: “já chegamos?” ou “falta muito?”. Mas, esses questionamentos podem ser substituídos por dicas bem mais legais a respeito do caminho ou do destino final. De maneira lúdica, é possível mostrar e até providenciar parada ao longo do percurso.

Tudo para que suavizar o tempo dentro de um veículo e tornar a experiência mais marcante para os pequenos. Um ponto turístico, um museu, um cenário natural ou qualquer coisa que chamar a sua atenção pode ser compartilhado com os baixinhos.

Para matar o tempo até atingir o ponto, é possível também mostrar fotos, vídeos e outras informações sobre o lugar. Certamente, com smartphones e tablets é possível transformar as longas viagens em verdadeira contação de história para despertar o interessante infantil. Deste modo, as meninas e os meninos devem chegar bem mais animados ao local e tendo noção do que podem encontrar.

5 – Brinquedos e/ou filmes também são fundamentais no entretenimento a bordo para crianças

É fundamental também criar uma atmosfera leve e divertida nas viagens longas. Por exemplo, contar com brinquedos no ônibus ou carro pode ser determinante para deixar a criança entretida. Isso também pode ser feito com um kit multimídia com DVD e uma tela.

Em outras palavras, com escolha de filmes, desenhos, desafios ou brincadeiras o tempo na estrada passa voando e todos chegam ao destino com disposição e alegria. Para saber mais sobre entretenimento a bordo entre no nosso site e tire suas dúvidas.