Você sabe como matar o tempo em uma viagem no trânsito? Se encarar o caos das estradas brasileiras é algo desgastante para os adultos, pense para os baixinhos no momento de ir para a aula! No período matutino ou vespertino, não tem solução. É preciso achar entretenimento em ônibus e van escolar para as crianças.

Entretenimento na van escolar

Embora estejam ao lado de alunos da mesma faixa etária, o tédio surge e pode passar para todo mundo. Até o motorista pode ficar estressado durante o trajeto e isso pode deixar o momento ainda mais irritante. Afinal, congestionamentos não fazem bem para o humor de ninguém, não é?

A alternativa é fazer o máximo para que esse tempinho na van escolar flua com mais naturalidade e diversão. Não sabe como fazer isso? Então, confira uma lista com boas opções para agilizar as viagens com os pequenos!

Entretenimento em ônibus e van escolar: como distrair os baixinhos?

1 – Conte com um monitor

Não dá para manter um olho no trânsito e outro nas crianças, não é? Por isso, obter o auxílio de um monitor (a) pode ser indicado para tornar a permanência na van escolar mais agradável. O ideal é que essa pessoa seja de confiança e conheça todos os responsáveis e pais.

Assim, você pode se focar em uma condução segura e ágil. Enquanto o monitor pode comandar joguinhos, conversas e até cantorias com a criançada. Tudo isso vai colaborar para tornar o percurso bem mais rápido.

2 – Compre um kit multimídia

A verdade é que esta é uma das mais maneiras mais simples de manter a garotada concentrada em algo. Basta adquirir um aparelho de DVD, uma telinha e fazer a instalação na van escolar.

É recomendado que a tela fique em um ponto elevado para facilitar a visualização de todos. A partir daí, é só comprar filmes, clipes e outros materiais adequados a idade dos seus passageiros e passar durante as viagens. Vale até pedir que os pais sugiram ou emprestem algum título.

3 – Trilha sonora

Escutar músicas é algo bastante comum em qualquer viagem e não precisa ser diferente na van escolar. Afinal, uma trilha sonora é útil para ajudar a distrair e minimizar o transtorno enfrentado pelo caminho.

A criançada também pode se entreter e curtir as suas opções. Mas, não são todas as canções que devem tocar no seu rádio, hein! É essencial passar longe de rádios que reproduzam hits com letras inadequadas ou que estimulem uma conduta inconveniente ao público infantil.

4 – Papéis para desenho

Dar espaço para que soltem a imaginação é um ótimo modo para distrair os pequenos. Além disso, a chance de pintar e colorir pode contribuir para as atividades realizadas no período escolar.

Assim, você pode contar com giz de cera, cadernos, apostilas, livrinhos e até massinha de modelar! O monitor pode realizar concursos e dar ideias para que a meninada possa se divertir no meio do trânsito.

Entretanto, deixe de lado os lápis e as canetas devido à rigidez e possibilidade de perfuração. Com o veículo em movimento, esses objetos podem ser perigosos e colocar em risco a integridade de seus passageiros.

5 – Quadrinhos e gibis

Para a garotada que já sabe ler, é possível deixar alguns quadrinhos e gibis a mostra na van escolar. Esse conteúdo é indicado para estimular a leitura desde cedo e bastante prático para ser devorado em poucos minutos.

Entretanto, é necessário ficar atento a classificação indicativa e não disponibilizar nenhuma revistinha com temática fora da realidade infantil.

Ao adotar estas recomendações para divertir as crianças na van escolar, as vantagens podem ser notadas rapidamente. Os meninos e meninas vão chegar mais animados, bem-humorados e dispostos na instituição de ensino.

A tendência é que a garotada consiga relaxar até nos dias de testes, tarefas ou apresentações. Além disso, a van escolar pode se transformar em um ambiente acolhedor e que estimule o contato social. Assim, as crianças vão ter vontade de adentrar ao veículo para conversar e rir com os amiguinhos.

Sem esquecer que ainda existe a opção de instalar o software de entretenimento a bordo Busflix que pode ser utilizado sem a necessidade de internet. Basta ligar o wi-fi do celular ou tablet na rede Busflix que está disponível na van e aproveitar uma infinidade de conteúdos multimídia para os pequenos se distraírem no trajeto para a escola e da escola para casa.

No fim das contas, todas essas modificações poderão ser percebidas e bem recebidas pelos pais e responsáveis. Deste modo, é provável que eles passem a valorizar ainda mais o seu esforço para levar as crianças até a escola. Tudo isso em um trajeto com muita segurança e diversão no caminho.