Wi-fi no ônibus é mais que um luxo, é uma necessidade. Apesar da lentidão em adotar esse tipo de sistema, as empresas de transporte de ônibus estão investindo cada vez mais em modernizar a frota para atender as demandas dos passageiros. Porém, entre os que utilizam o serviço Wi-fi nos transportes, há críticas que devem ser compreendidas.

 

Wi-fi no ônibus é uma necessidade para as empresas do setor que pretendem agregar valor mas os gestores devem ficar atentos ao bom funcionamento do serviço.

Wi-fi no ônibus

O que as empresas precisam entender sobre wi-fi no ônibus

Quando uma empresa de transporte ônibus divulga que sua frota conta com wi-fi instalados em ônibus, os clientes levem em consideração. Em outras palavras,o wi-fi em ônibus não é só um elemento-chave de propaganda.
O serviço de conexão wi-fi em ônibus também motiva os clientes ou potenciais passageiros a escolherem uma ou outra empresa. São por esses e outros motivos que as empresas de transporte de ônibus precisam acompanhar a
guinada na instalação de wi-fi. E são exatamente por esses motivos que as empresas que já contam com wi-fi instalados em ônibus necessitam qualificar o serviço.
Não se trata aqui de simplesmente instalar os sistemas de conexão wi-fi nos ônibus.

Atenção com a manutenção periódica

É necessário, além disso, fazer a manutenção periódica da conexão e, se possível, fazer um upgrade no sistema. Essa qualificação, aliás, deve corresponder aos equipamentos de hardware, às aplicações de software e para a conexão em si. Em outras palavras, não adianta somente focar em problemas, consertos e melhorias dos equipamentos físicos (hardware). É fundamental também cuidar dos dispositivos digitais. Escolher o melhor software não é mais um desafio nos dias de hoje. As empresas de transporte de ônibus contam atualmente com milhões de informações sobre conexão wi-fi em coletivos.
Sem dúvida, assim como ocorre com hardwares, as empresas irão encontrar soluções eficiente em softwares de wi-fi para ônibus. O último elemento de qualificação citado é o da conexão em si. Não adiante investir em equipamentos e softwares se o produto final entregue ao cliente apresenta falhas.

Assim, é importante verificar se a conexão é boa, não cai, não oscila e pode ser potencializada, mesmo que gradualmente. Os impactos positivos desse upgrade serão reconhecidos pelos clientes/passageiros. E só por meio dessa via que a propagando do wi-fi no ônibus será compatível com a realidade do consumidor.

Principais críticas sobre wi-fi no ônibus

As críticas de usuários de wi-fi em ônibus urbanos, rodoviários e escolares,entre outros, vão das genéricas até as especificas. As críticas podem ser individuais ou coletivas. Ocorre que muitas vezes o serviço é tão ruim que os passageiros não fazem questão de criticar.
Nesses casos, as chances do cliente viajar com essas mesmas empresas é quase zero. Isso ocorre porque o wi-fi é hoje um elemento essencial. É uma necessidade alinhada ao conforto e ao transporte de qualidade.

Passageiro frustrado, cliente perdido

Falhas no sinal de conexão, além de propaganda enganosa, é frustrante para os passageiros.
Talvez essa seja a pior frustração porque não atinge às expectativas dos usuários ao longo da viagem. Em outras palavras, se não existe conexão, a frustração é limitada no início do trajeto. Caso há e fique oscilando, a frustração é de longo prazo.
E quanto maior o tempo de viagem, pior. O número de quedas de conexão será a métrica que o cliente dá para o serviço. Quanto mais a conexão cair, pior para o cliente, e muito pior ainda para a empresa de transporte de ônibus.

Como melhorar o wi-fi no ônibus?

Para consertar esses problemas, as empresas de transporte de ônibus precisam ouvir a opinião dos clientes sobre a conexão wi-fi. Esse é o primeiro passo.
O segundo consiste em fazer pesquisa de mercado e investir em bons hardwares, softwares e em conexão de qualidade.
O terceiro passo se resume em fazer avaliações periódicas do serviço, bem como sobre o serviço junto aos clientes. Para mais informações sobre como qualificar os serviços de wi-fi em ônibus, acesse o site da Busvision.